SELECIONE

A IHARA

A Iharabras S.A. Indústrias Químicas atua desde 1965 no mercado e possui em seu portfólio mais de 60 produtos para as mais diversas culturas e também para o controle de pragas domésticas. A IHARA produz fungicidas, herbicidas, inseticidas, nutrientes, produtos especiais, domissanitários e fumigantes.
O trabalho da IHARA vai além de apenas levar suas soluções ao consumidor final, que é o agricultor. A IHARA oferece seus serviços sempre com o intuito de auxiliar o produtor rural a obter uma melhor produtividade com a maior qualidade possível e de forma sustentável.
A IHARA estabelece parcerias com outras empresas do setor com as quais realiza intercâmbio de produtos para melhor atender o agricultor, oferecendo-lhe uma maior gama de opções para auxiliá-lo a resolver seus problemas na lavoura.

IHARA ontem

Em 18 de março de 1965 nasceu a IHARA, a partir da associação de idealistas empreendedores brasileiros e japoneses, com o objetivo de participar do progresso do Brasil ao oferecer técnicas de agricultura mais modernas, produtivas e rentáveis.
A IHARA teve como primeira razão social o nome Indústrias Químicas Mitsui IHARA S/A, a partir da compra da Agropecuária e Comercial Maracanã S/A de São Paulo, com forte participação da Mitsui & Co. Ltd e IHARA Chemical & Co., ambas japonesas.
Em 1968 outras empresas passaram a integrar a sociedade, como a Kumiai Chemichal Industry Co. Ltd, Nippon Soda Co. Ltd, Mitsubishi Corporation, Sumitomo Corporation, Sumitomo Chemical Co. Ltd, Takeda Chemical Industries Ltd e Toho Chemical Industry Co. Ltd.
A sede e a fábrica foram transferidas para o município de Osasco, na grande São Paulo, em 1969. Em 1982 foi inaugurado o parque industrial de Sorocaba, no interior de São Paulo, para onde também foram transferidas, em 1988, definitivamente, a administração e a diretoria da empresa.

Premiações

Guia 2014 Você S/A / As Melhores Empresas para Você Trabalhar

IHARA dentro das 150 melhores empresas para se trabalhar

As melhores da Dinheiro Rural / Anuário 2014

Campeã na Categoria - Fertilizantes e Agroquímicos

As melhores da Dinheiro Rural / Anuário 2013

Campeã na Categoria - Fertilizantes e Agroquímicos

Melhores do Agronegócio / Anuário Globo Rural 2013

1º Lugar - Empresa de Defensivos Agrícolas

Melhores do Agronegócio / Anuário Globo Rural 2012

1º Lugar - Empresa de Defensivos Agrícolas

Missão

Contribuir para o progresso e competitividade da Agricultura Brasileira

Visão

Com criatividade e espírito pioneiro, faremos do Brasil o maior país agrícola do mundo.
Sempre unidos pelos mesmos objetivos, façamos da Iharabras uma empresa de primeira linha.
Com confiança e cooperação, ajudemo-nos mutuamente para melhorar e tornar estável a vida de cada um.

Crenças e Valores

Nossas crenças e valores embasam as estratégias e decisões, orientando o nosso comportamento.
Estamos atentos, e abertos às mudanças e faremos as alterações necessárias, sempre com os sentidos mais nobres.
Temos uma razão de existir. Nossas Crenças e Valores possuem elevadas dimensões: Nosso Planeta, Nosso País, Nossa Empresa e Nossa Gente, que expressam nosso desejo em servir com excelência nossos clientes.

Nosso Planeta

O mundo precisará cada vez mais de alimentos. Sempre respeitaremos os recursos naturais na busca pela produtividade.
Tudo está interligado: Terra, Água e Ar são os maiores bens da humanidade. Teremos a máxima responsabilidade na forma de tratá-los.
Alimentar o mundo preservando esses bens é a verdadeira sustentabilidade.

Nosso País

Somos donos deste País. Acreditamos que o Brasil é a alternativa mais viável para alimentar o mundo. Empregamos toda a nossa energia para esta missão tão nobre.
Promovemos a criatividade e a inovação. Acreditamos que a ciência e a tecnologia podem solucionar os desafios de produtividade do Brasil.

Nossa Empresa

Acreditamos que através de uma conduta ética, humilde e engajada podemos superar e surpreender as expectativas das partes interessadas.
Realizações grandiosas não ocorrem da noite para o dia; resultam da soma de pequenas conquistas feitas passo a passo, com determinação e coragem.
O que importa são os resultados sustentáveis.
Compartilhamos e celebramos nossas conquistas fortalecendo as relações e imediatamente buscamos novos desafios.
Desenvolvemos soluções para a agricultura. Trabalhamos para servir os agricultores, pois eles são a razão da nossa existência.
Somos uma empresa de Pesquisa e Desenvolvimento. Inovação e alianças estratégicas cooperam com estes objetivos.
Estamos unidos como uma família, e vivemos cada um por todos. Nossos movimentos estratégicos se preocupam com o coletivo.
Preferimos respeitar os conhecimentos adquiridos por experiência aos conhecimentos teóricos; no entanto, estes não podem ser desprezados.
Em qualquer questão nossas decisões são embasadas em: lealdade, justiça, coragem, amor e humildade, nesta ordem. Somos responsáveis por nossa empresa, nossa marca e nossa imagem. Temos orgulho do nosso 'Jeito IHARA de Ser'.

Nossa Gente

Somos a IHARA porque assim escolhemos ser! Cultivamos o espírito de dono do negócio em cada colaborador. Somos responsáveis por nossas escolhas.
Nossa gente é o nosso maior patrimônio. Pessoas excelentes com grandes resultados e vontade de crescer são recompensadas adequadamente.
Sonhamos grande. Acreditamos que a capacidade humana é ilimitada e nos desafiamos sempre.
Acreditamos na liderança pelo exemplo. Selecionar e formar pessoas para serem melhores do que nós. Avaliamos nossos líderes pela qualidade, altruísmo e engajamento de suas equipes.
A confiança é a base das nossas relações. Nossa gente entrega resultados agindo com integridade, lealdade e justiça, respeitando as leis e os princípios morais.
Temos humildade como princípio. Valorizamos a habilidade de saber ouvir, divergir e se expressar respeitosamente.
Valorizamos o respeito. Respeitamos as pessoas, a sociedade, as leis, o meio ambiente, a diversidade, ou seja, a vida em todas as suas formas.
Procuramos pessoas com iniciativa e criatividade e as cultivamos como alto valor.
Somos entusiasmados. Dedicamo-nos ao trabalho com energia e paixão, encontrando satisfação e prazer. Quando trabalhar é prazer, as responsabilidades se cumprem naturalmente.
Nossa gente tem paixão por desafios. Temos o espírito de donos do negócio, o que se reflete em nossas ações.
Somos comprometidos com as nossas metas e encaramos com alegria e coragem os desafios atribuídos. Missão dada é missão cumprida.
Obs.: A história de sucesso do Sr. Inamori e a Filosofia da Kyocera foram a base para a elaboração das Crenças e Valores da IHARA.

VER MAIS

Sustentabilidade

A IHARA acredita que é possível conciliar crescimento econômico com desenvolvimento sustentável. Por isso, ao longo de sua história, sempre foi marcante sua atuação nos aspectos econômico, social e ambiental, pilares da sustentabilidade. A IHARA possui um departamento específico que reúne todas as iniciativas relacionadas aos assuntos e projetos em Sustentabilidade. Para saber mais clique aqui

Fornecedores

Introdução

A IHARA acredita e compartilha suas Crenças e Valores com os fornecedores e prestadores de serviços, a fim de multiplicar o desenvolvimento sustentável e identificar potenciais parceiros, visando assegurar a continuidade de fornecimento no longo prazo, melhorar o desempenho e agregar valor ao negócio de ambos.

Fornecedor IHARA é aquele que contribui diretamente para o desenvolvimento, melhoria da cadeia de suprimentos e está comprometido com a excelência dos processos

Política de Compras

A IHARA acredita que sua relação com fornecedores pode multiplicar o desenvolvimento sustentável, pois juntos podemos criar a sintonia com as dimensões sociais, econômicas e ambientais, que norteiam a sustentabilidade.

Nós nos relacionamos com os fornecedores de maneira honesta e aberta, de forma a criar com eles relações éticas e duradoras.

A área de Suprimentos da IHARA realiza o planejamento e efetua as compras de forma centralizada em sua matriz, em Sorocaba - SP. As atividades contemplam aquisições de matérias-primas, embalagens, máquinas, equipamentos e contratação de serviços para atender à demanda. Para os materiais da categoria MRO (Manutenção Reparo e Operação), a IHARA adota a ferramenta do leilão reverso.

As entregas são realizadas diretamente no site da IHARA, conforme necessidade.

As decisões de compras são tomadas com base exclusivamente em indicadores econômico-financeiros, condições comerciais, qualidade dos produtos ou serviços, pontualidade da entrega, valor agregado e o comportamento ético do fornecedor ou prestador de serviço.

Visando garantir a consistência do relacionamento entre a IHARA e seus fornecedores, é praticada uma política de visitas e recebimento das equipes comerciais e técnicas, sempre que possível, a fim de juntos cumprir a Missão à qual a empresa se propõe.

Somente as empresas homologadas (conforme critérios abaixo) são selecionadas a apresentar suas condições comerciais e a efetivar a compra, diante de um produto ou serviço, sendo identificado, quantificado, especificado com tempo determinado para o seu cumprimento. Sendo assim, é possível proporcionar aos participantes um planejamento e formação de seu preço com base em premissas claras.

A homologação de qualquer empresa, nos termos abaixo citados, não implica para a IHARA o dever de convidá-la a participar e/ou contratar de quaisquer processos relacionados ao fornecimento de qualquer produto ou serviço.

A IHARA tem como objetivo a expansão do vendor list de fornecedores, independentemente de seu porte, desde que estejam em condições de oferecer seu produto ou serviços em conformidade com as necessidades e especificações determinadas.

Para salvaguardar direitos das partes, a IHARA adota a formalização da compra por meio de pedido e, quando aplicável, contrato com base em seu Código de Conduta, Crenças e Valores, foco na legislação em vigor, condições operacionais, técnicas e comerciais, e na sustentabilidade dos negócios.

A IHARA não adquire produtos ou serviços de fornecedores que sabidamente façam uso da exploração do trabalho infantil e que mantenham os trabalhadores em condições desumanas de trabalho. É realizado o rompimento do relacionamento com qualquer fornecedor quando comprovado o seu envolvimento com essas situações, sendo isso clausula padrão dos contratos e parte fundamental das Crenças e Valores.

Qualificação e Homologação de Fornecedores

Antes de uma empresa se tornar fornecedor IHARA, é necessário que atenda aos requisitos mínimos abaixo. Após o recebimento desses critérios, é realizado um detalhado processo de avaliação financeira, administrativa e técnica a partir de mecanismos próprios.

As informações solicitadas para qualificação dos fornecedores abrangem questões ambientais, de saúde, segurança e qualidade.

As empresas que não cumprem os critérios ou que atuam em desacordo com a política de Compras e Crenças e Valores da IHARA são descredenciadas e impedidas de participar de novos processos de compra.

Respeitamos os direitos humanos, o meio ambiente e promovemos o desenvolvimento econômico porque acreditamos que isso é essencial para crescer, prosperar e agregar valores aos investimentos e à sociedade em que estamos inseridos.

Definimos como fornecedores aqueles que possuem o mesmo sentimento de preocupação e compromisso com o meio em que vivem.

Qualquer fornecedor e prestador de serviço que for desenvolver seus trabalhos nas dependências da IHARA deverá apresentar as seguintes documentações mínimas para início dos trabalhos:
• Ficha de Registro;
• ASO (Atestado de Saúde Ocupacional);
• Integração com registro de participação na Integração SSMAQ (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade) da IHARA.

Veja a tabela

Avaliação de Fornecedores

O principal objetivo do Sistema de Avaliação de Fornecedor IHARA é identificar potenciais fornecedores/parceiros que possuem sistemas operacionais e controles adequados.

Durante o recebimento dos materiais, o fornecedor sofre avaliações gerais e específicas, com o objetivo de encontrar a conformidade deste processo. Todos os fornecedores iniciam com > 1,700 pontos e, conforme as entregas ocorrem, o valor dos pontos podem sofrer variações; quanto menor o indíce melhor é o desempenho do mesmo. Caso encontrado alguma anomalia durante e/ou após o recebimento, o fornecedor deverá responder a Notificação de Não Conformidade no Sistema de Gestão Integrada da IHARA conforme PDCA (Plan, Do, Check e Act).